Existência Ética

Os valores éticos de uma cultura podem ser influenciados pela educação, a construção de valores se dá em vários âmbitos da sociedade: família, escola, amigos e ambientes sociais, porém a escola tem o poder de interferir e quebrar paradigmas, coisa que não o faz por justamente estar imersa a conceitos já estabelecidos, temos então uma escola limitada, pouco visionária e libertadora.

Lidar com transformações de elementos constituídos e sacramentados em nossa sociedade exige uma certa clareza e coragem, mas, mais do que tudo, vontade – conceito apontado no texto de Marilena Chaui. O que fazemos com a vontade diante de um fato vai expor nossa consciência moral, consequências de nosso juízo de valor, o que para nós é certo e ou que é errado.

14847645_fVgSU

Porém não estamos sozinhos com nosso juízo de valor e nossa consciência moral em uma sociedade midiática.  Não temos apenas a escola como educadora principal na formação de um cidadão, esse título, hoje em dia, pode ser compartilhado com a televisão e a internet – ferramentas que são fonte de informação e formação.

Esse recente panorama nos dá a incerteza do direcionamento de todo esse conteúdo disponível e leva à escola uma responsabilidade de compreender esse movimento contemporâneo, para tomar para si a função de filtrar e direcionar o aluno.

Transformar o aluno em sujeito ético, livre para diante de algo pender para escolhas virtuosas, sem pressões intensas de nenhum dos lados da sociedade, que de alguma forma pense por si e tenha as melhores decisões.

 

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s