Primeiros passos na pedagogia

A experiência de mergulhar no universo pedagógico, foi de extrema importância para repensar métodos e valores na questão da educação não formal. As vivências compartilhadas em sala de aula, em primeiro momento, foram informações importantes de um olhar que pouco tive contato: o do docente, a relação que tinha até então com eles era na posição de aluno. Porém, mesmo descobrindo esse novo olhar e o conteúdo do curso de pedagogia, as ideias propostas sobre pensar o aluno, a educação e sociedade condizem com minha postura perante a esses questionamentos tanto pessoalmente, como cidadão crítico, quanto um profissional de um serviço da assistência social.

Minhas dificuldades foram de adaptar as informações de meus colegas de classe à minha atuação de assistente técnico no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA). Esse cargo pode se assemelhar com um coordenador pedagógico de uma escola, mas a abordagem feita com o aluno tem um foco primordialmente humanista, sendo assim, comtempla várias características referenciadas à Escola Nova. Entender que o trabalho do CCA é uma teoria consolidada no campo da educação, valida ainda mais nossa existência e torna possível que o diálogo com a escola seja mais sólido.

Para mim, o olhar do professor, mesmo tendo algum tipo de contato em meu trabalho, sempre foi um mistério, não era de meu conhecimento muitas de suas dificuldades pedagógicas, políticas e sociais dentro da escola. Enxergava de fora como aluno e cidadão. Sendo minha atuação, na educação não formal, baseada no envolvimento da comunidade, da família e no trabalho com os interesses do aluno, minhas contribuições em sala de aula se aproximam da ideia da Escola Nova, da qual me identifiquei. Com os relatos sobre nossos métodos de trabalho e objetivos, pude talvez oferecer aos meus colegas de classe uma vivência semelhante ao que a escola como instituição está se transformando.

13664

A prática pedagógica do CCA se dá por meio da coletividade, somos em oito funcionários e, da cozinheira ao gerente, se tem a consciência de que a criança e o adolescente está ali para aprender a ser cidadão e a se desenvolver como indivíduo, construindo valores e responsabilidades básicas de convívio. Com tão poucos profissionais envolvidos o trabalho coletivo fica relativamente mais fácil, pois a aproximação da equipe e da equipe com os atendidos é maior, isso facilita o trabalho de nossa proposta pedagógica e potencializa nossas ações. Portanto, sem dúvida alguma nossa prática se adéqua à proposta da Escola Nova.

Em decorrência de todas as características do tipo de trabalho pedagógico que estou inserido e de minha atuação em coletivos sociais e artísticos como o Lentes Periféricas, a problemática do Capital Cultural sempre esteve presente em meu imaginário e prática. No CCA, a proposta é sanar essa defasagem de acesso à cultura que temos em nossa sociedade dividida por classes sociais, por essa razão que as crianças e os adolescentes atendidos por nós são levados ao teatro, desenvolvem atividades com artistas plásticos, idealizam e participam de uma rádio, fazem aulas de hatha yoga, dança, artesanato, têm a oportunidade de visitar museus, parques e de irem a lugares que seus pais não poderiam levá-los, de conversarem com diferentes profissionais como fotografo, tradutora, estilista de moda, dentista, grafiteiro, ou até aprenderem a gravar um filme.

Trabalhamos para potencializar o Capital Cultural dos alunos, por considerar e repassar a eles que isso não é simplesmente assistencialismo e sim direito. A metáfora de Capital Cultural proposta por Pierre Boudieu, que analisa nossa sociedade e atrela o conceito de moeda à cultura ensinada e vivenciada na escola, não era clara para mim, mas a essência de seu conceito permeava minha mente e a de meus colegas, por ser uma problemática discutida constantemente por quem se envolve em questões sociais.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s