Informação por meio da imagem

Image

O registro de uma imagem envolve elementos que não dependem exclusivamente do fotografo, a intenção na hora do ‘clic’ é a de registrar em um pequeno espaço toda a informação, nessa hora o olhar crítico e sensível no fotojornalismo é essencial, tanto quanto a composição do objeto fotografado e a sua importância.

Hoje, o profissional desta área em alguns casos se coloca como editor, isso acontece em coberturas de longa distância, em que o jornalista fotográfico tem que captar a imagem, editar e transmitir, pronta para ser publicada.

Aliás, um aliado que se tornou de extrema importância nesse tipo de cobertura foram os equipamentos tecnológicos, que permitem transmitir as imagens para a redação de qualquer lugar do mundo.

Ao publicar uma imagem, o fotojornalista trabalha junto com o diretor de arte, essa parceria traz um equilíbrio entre o impacto visual e a importância jornalística. “O jornalista fotográfico tem que saber onde vão ser publicadas as suas fotos, têm cadernos que permitem determinados efeitos e outros não, cada espaço tem sua característica de imagem”, afirma o fotojornalista Paulo Pinto.

Paulo trabalha no jornal ‘O Estado de São Paulo’ e, desde 1980, lida com o mundo das imagens. Para ele, antigamente o fotografo era de ‘segunda linha’ – não se dedicava apenas em tirar fotos, mas hoje, a profissão é mais reconhecida e a sua importância cresceu. “No começo o fotojornalista fazia de tudo”, comenta.

A câmera digital trouxe facilidades e discussões para a profissão – qualquer pessoa com a câmera de um celular pode registrar um fato. “Acho que a tecnologia banalizou, a diferença está no talento de quem segura a câmera”, diz Paulo.

Captar uma boa foto exige técnica e sabedoria, a captação é a hora de ir atrás da imagem, os profissionais da área têm que estar na linha de frente para não perder nada. “Não adianta tirar 600 fotos, seria impossível editar, tem que ser preciso e saber o que esta fazendo”, finaliza Paulo.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s