Amadurecimento e o poder do afeto

Os sentimentos podem impulsionar as ações do homem, questioná-los pode ser um caminho para fortalecer a estrutura emocional   

ImageConstantemente me deparo com pessoas que reclamam da solidão, da falta de sorte de encontrar alguém para compartilhar uma relação estável e saudável. Antes pensava que o problema era o medo das pessoas em encarar um compromisso do tipo, mas hoje penso de outra forma, não coloco mais a culpa na falta de coragem e, sim, no tempo necessário para o afeto. Não falo sobre horas, dias ou semanas, mas um tempo muito mais complexo e pessoal, o amadurecimento emocional e racional dos nossos sentimentos.

Benedito Spinoza, em sua obra intitulada “Ética”, observou a importância do afeto na vida do homem, relacionando-os com as nossas ações, escolhas e o nosso astral. Os sentimentos têm uma forte influência em nossas vidas, sejam eles de tristeza, amor, ódio, raiva, alegria, etc.

Para ele, os objetos para qual direcionamos os nossos afetos são mutáveis durante o tempo, para cada mudança de objeto ou afeto, surge uma consequência, que analisamos de uma forma pessoal. Como a tristeza que nos toma quando imaginamos o mal sendo feito ao objeto que amamos ou a alegria em uma situação contraria – mas cada elemento em volta desse ‘mal’ ou ‘bem’ pode ser considerado de forma diferente, como no agrado ocasionado ao objeto amado por outro alguém que tenha de você o ódio, isso pode originar inveja.

Após observar a importância que essas variações de sentimentos têm sobre nós, podemos refletir sobre as questões apontadas no início do texto sobre a falta do afeto romântico, ou melhor, a sensação da falta, ou ainda, a insistência nela como reflexo de uma saúde emocional frágil. “A estrutura não pode comportar outro andar se não esta firme”, essa é a conclusão em que cheguei, mas ainda com um questionamento: como construir essa estrutura e nos deixarmos firmes sem nenhuma ferida exposta?

Na verdade, não acredito que exista uma completa auto-suficiência emocional. No entanto, creio que seja comum uma fragilidade extrema. Então, cada indivíduo tem que saber o ponto ideal de sua estrutura para desenvolver sentimentos sólidos e sinceros.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s