A personalidade de Juno

Grande parte dos espectadores de Hollywood – 36% segundo dados da American Motion Pictures – têm entre 12 e 24 anos. Grandes filmes são produzidos na intenção de agradar e retratar essa fatia de público do cinema americano: Jovens Suicidas, de Sofia Copolla, Elephant e Paranoid Park, ambos de Gus Van Sant e até a comédia American Pie.

O problema é que muitas dessas produções caem nos estereótipos, pecam pela construção de personagens, ora problemáticos, com um ar sombrio, ora estudantes secundaristas, vivendo um conflito maniqueísta: em que os fortões da escola sempre se dão mal, e o final feliz dos protagonistas é esperado.

“Juno” é um filme que aborda essa temática de forma diferente, abandona todos os clichês para contar a história de uma garota de 16 anos que não quer cortar os pulsos nem ser líder de torcida. O contexto da vida dessa menina possui elementos característicos de um drama: filha de pais separados, com uma mãe ausente e poucas amigas. E ainda, em sua primeira transa, com seu amigo de sala de aula, ela engravida.

Ellen Page, a atriz que interpreta Juno, tem 20 anos e já atuou em pequenas participações em filmes como X Men 2, e protagonizou Menina Má.com. Ellen, com sua aparência frágil e ao mesmo tempo madura, traz um ar bem-humorado à personagem, que mesmo tendo uma gravidez precoce para lidar não se desespera e se comporta de forma pratica e honesta.

Primeiro ela chega a pensar em aborto, mas desiste, e resolve doar a criança a um casal que expõe anúncios no jornal em busca de um filho. Juno, junto com seu pai visita os dois, ao simpatizar com eles, a gravidez e a relação entre mãe e os futuros pais adotivos se desenvolvem.

O filme é um retrato fiel de muitas adolescentes – vencedor do Oscar de melhor roteiro original – a identificação que muitas meninas demonstram através de comentários e comunidades na internet confirma a intenção de traduzir através de musicas singelas, bom-humor e autenticidade o que é a adolescência.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s