galeria A construção da verdade e o texto jornalístico

A construção da personalidade, a bagagem cultural e o discernimento da realidade diferenciam uma pessoa da outra. O jornalismo é composto por vários profissionais com opiniões e histórias de vida diferentes, que perante a um fato podem expressar reações discrepantes. Mas a responsabilidade de um veículo de comunicação vai além das visões de mundo de cada pessoa, mas se livrar totalmente dessa influencia é improvável e difícil.

A imparcialidade em textos jornalísticos é discutível, um mesmo fato pode ser narrado de várias formas, podemos ter a visão de diferentes pessoas ou testemunhas e, ainda, a conclusão de quem apura o acontecimento junto com a opinião do editor chefe dentro da redação.

Além da influência da visão pessoal do fato, pode haver determinados assuntos de interesse político ou comercial, que podem alterar a exposição da notícia em um veículo de comunicação. Portanto, considerar a existência da imparcialidade no jornalismo é fantasioso, é negar o fato de que o ser humano não interfere de modo intelectual no texto publicado.

Diante disso, surge um questionamento sobre a objetividade. O que podemos ter como verdade? Qual seria a verdade absoluta? É certo, que existem determinados acontecimentos que não dão margem a discussões, como as catástrofes naturais.

Sempre haverá em um texto jornalístico questionamentos sobre a sua isenção de opinião, isso pode ser amenizado com a exposição de diferentes versões do mesmo acontecimento; com declarações de todas as partes envolvidas ou a publicação do fato por completo, com todos os detalhes e minúcias, porém o jornalismo atual não dá espaço para isso.

Hoje, a dinâmica da informação ultrapassa a vontade de informar por completo e profundamente, o melhor caminho para o leitor é acompanhar em diferentes veículos de comunicação o mesmo fato – comparar as opiniões de cada jornalista, as declarações dos envolvidos e os detalhes publicados e, com isso, criar a sua própria verdade do fato, não sendo, portanto, uma verdade absoluta.

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s